Skip to content

Avaliação de necessidades da Infraestrutura de pessoas abaixo da linha da pobreza da cidade do Recife, foram estimados possíveis recortes para a alocação de recursos destinados a construção do Programa Casa Melhor

Notifications You must be signed in to change notification settings

GGAPPRECIFE/Procedimento_Habitacoes

Repository files navigation

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

O município do Recife é a nona capital mais populosa do país e a terceira do Nordeste, com população estimada em 1.661.017 habitantes em 2021 (IBGE). No entanto, a capital pernambucana é uma das menores em extensão territorial do país, com apenas 218,4 km². Seu território, considerado totalmente urbano, é dividido em 6 Regiões Político Administrativas (RPAs) sendo formado por 94 bairros.
Sobre o Recife, destaca-se ainda que, de acordo com a Pesquisa de Núcleos Urbanos Informais no Brasil (NUIs) - desenvolvida pelo IPEA e requisitada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional -, a cidade apresenta 48% de seus domicílios em assentamentos informais. A maioria desses NUIs caracterizados pela pesquisa são favelas ou ocupações espontâneas. Já de acordo com o IBGE, 19,52% dos domicílios ocupados estão em aglomerados subnormais em relação ao total de domicílios ocupados, o que representa um número absoluto de 103.701 domicílios em aglomerados subnormais em Recife.
Aponta-se, ainda, que, segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) - atualizado em 2017 pela Prefeitura do Recife em parceria com a Câmara Técnica de Habitação e Regularização Fundiária do Conselho da Cidade do Recife -, no que se refere à inadequação domiciliar, têm-se a carência de infraestrutura como principal fator, tendo sido identificados 127.868 domicílios sob essa condição .
KRAUSE et al. (2022) em um estudo recomendado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), na construção de modelos, indicaram que a presença de núcleos urbanos informais está completamente relacionada ao total de pessoas em famílias cadastradas no Cadúnico e à presença de domicílios com alvenaria sem revestimento.
Nesse sentido, para realização da presente avaliação diagnóstica, foram estimados possíveis recortes para a alocação de recursos destinados ao Programa Casa Melhor a partir das variáveis oferecidas pelo banco do CadÚnico da Prefeitura do Recife, em específico aquelas que se referem à infraestrutura dos domicílios das famílias cadastradas, como a existência de banheiro e a qualidade dos materiais utilizados para a construção e revestimento de superfícies dessas residências.

Cruzamento de tipos de obras de melhoria habitacional propostas pelo Ministério de Desenvolvimento Regional com variáveis do Cadúnico de Recife

Nível de associação entre as variáveis Obra de melhoria especificada pelo MDR Variável do CadÚnico utilizada para estimar necessidade de obra de melhoria Nome da Variável no banco CadÚnico Explicação
DIRETA Novo banheiro contíguo adaptável Existência de banheiro d.cod_banheiro_domic_fam Informa se existe ou não banheiro na moradia
DIRETA Revestimento e pintura externa casa Material predominante nas paredes externas do domicílio d.cod_material_domic_fam Informa o material predominante nas paredes externas: Alvenaria/tijolo com revestimento; Alvenaria/tijolo sem revestimento; Madeira aparelhada; Taipa revestida; Taipa não revestida; Madeira aproveitada; Palha; Outro Material.
DIRETA Contrapiso e revestimento cerâmico piso cômodo Material predominante no piso do domicílio d.cod_material_piso_fam Informa o material predominante no piso: Terra, Cimento, Madeira, Cerâmica, Lajota.
INDIRETA Reforma de banheiro Existência de banheiro d.cod_banheiro_domic_fam Informa se existe ou não banheiro na moradia.
INDIRETA Revestimento e pintura interna de cômodos Material predominante nas paredes externas do domicílio d.cod_material_domic_fam Informa o material predominante nas paredes externas: Alvenaria/tijolo com revestimento; Alvenaria/tijolo sem revestimento; Madeira aparelhada; Taipa revestida; Taipa não revestida; Madeira aproveitada; Palha; Outro Material.
INDIRETA Retirada/Colocação de porta e janelas Considerando a existência da porta de entrada d.cod_material_domic_fam e d.qtd_comodos_domic_fam Material predominante nas paredes externas do domicílio e número de cômodos servindo como dormitório.

Além dos critérios utilizados para seleção das famílias cujos domicílios poderiam ser alvo das melhorias habitacionais, foram levados em consideração critérios para priorização dos públicos a partir de características dos membros que compõem as mencionadas famílias. Tais critérios foram escolhidos de modo a priorizar os públicos mais vulneráveis dentro do grupo de famílias em situação de renda abaixo da linha de pobreza, a saber as pessoas com deficiência e as famílias com membros na faixa etária da primeira infância.
Dessa maneira, foram mapeadas variáveis do CADÚNICO que poderiam fornecer informações precisas que viabilizassem o cálculo de quantas pessoas/famílias compõem os grupos prioritários acima definidos.

Característica do grupo prioritário Nome da Variável no banco CadÚnico Explicação
Bairro uf Localização da família inscrita no Cadúnico.
Código da família no Cadúnico d.cod_familiar_fam Código de identificação da família.
Valor da renda per capita da família d.vlr_renda_media_fam Define o valor da renda familiar per capita.
Presença de pessoa com deficiência p.cod_deficiencia_memb Indica a presença de pessoas com deficiência na família.
Primeira Infância p.fx_idade Indica a quantidade de famílias que possuem crianças na fase da primeira infância.

logo_napcd

About

Avaliação de necessidades da Infraestrutura de pessoas abaixo da linha da pobreza da cidade do Recife, foram estimados possíveis recortes para a alocação de recursos destinados a construção do Programa Casa Melhor

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Contributors 2

  •  
  •